Eu já havia comentado aqui que esta seria a minha primeira grande viagem internacional, tanto com o Viagem Criativa, quanto com o Andre e por aí vai. No comecinho da viagem, disse uma frase pra uma de nossas hostess que continua ecoando dentro de mim: essa foi uma viagem de muitas primeiras vezes. E você já vai entender o porquê disso. Especialmente porque esse é apenas um post com as impressões de tudo que aconteceu por lá. Todo o conteúdo de vídeos, fotos e histórias, você vai ver aqui no blog ao longo das próximas semanas!
Pra começar, conseguimos um upgrade para a business class no voo de ida. Eu, que nunca tinha ficado em um avião por mais de uma hora e meia, de repente passei as primeiras 12 horas de voo em da melhor maneira possível. Pois é, às vezes a sorte decide sorrir pra você.
Nossa chegada em Helsinki teve um toque especial, porque encontramos com nossos amigos do Fotostrasse, Marcela Faé e Felipe Tofani. Eles também estavam lá para a Nordic Bloggers' Experience, e isso era uma coisa muito legal. Uma grande viagem, um grande evento profissional, com amigos queridos que eu não via há tempos.
Após o encontro, nos dirigimos para o local da nossa pré-tour, o porto de Helsinki, onde iríamos com o MS Mariella para Estocolmo. A viagem, realizada pela empresa Finlandesa Viking Line, foi interessante porque pudemos vivenciar um pouco da vida local e perceber alguns costumes muito comuns entre finlandeses e suecos (que você poderá acompanhar nos próximos posts). Essa viagem nos rendeu grandes amizades e ótimas experiências, como o meu primeiro encontro com a neve.
O primeiro encontro com a neve a gente nunca esquece!
Foto gentilmente cedida por Laura Santanen
Chegando em Estocolmo, visitamos diversos lugares, como o Fotografiska, um museu de fotografia contemporânea, fizemos um tour pelos telhados da cidade, além de conhecer um pouco mais da gastronomia local, que é sensacional e também ruas e lojas da cidade. É lá que fica o Abba The Museum, onde vivemos momentos memoráveis em um dos museus de música mais interativos que já conheci.
Em Helsinki, tivemos algum tempo livre para explorarmos a cidade antes da Nordic Bloggers' começar efetivamente. Sobre o evento, devo dizer que foi muito bem planejado, organizado e executado. Todas as noites, íamos para a nossa suíte do Hotel Radisson Blu Seaside entusiasmados para acordar cedo no outro dia pra curtir novas aventuras. As atividades que desenvolvemos durante o NBE fizeram com que conhecêssemos Helsinki da melhor maneira possível: percorrendo a cidade. Seja a pé ou de helicóptero, exploramos a gastronomia local, fomos a um bar de metaleiros e, claro, frequentamos a famosa sauna finlandesa, com direito a mergulho no Mar Báltico com temperaturas negativas.
Durante a Nordic Travel Fair, entramos em contato com diversos países, enfatizando a importância do trabalho com bloggers profissionais e assistindo as palestras sobre produção de conteúdo e mídias sociais, relizadas por profissionais que nos muniram de novas ideias que certamente melhorarão nosso trabalho aqui no VC.
Nossa pós-tour aconteceu em Espoo, terra natal do piloto Kimi Raikkonen e o único lugar onde se pode encontrar renas ao sul da Finlândia (o habitat delas é ao norte do país). Lá, visitamos o Centro de História Natural, que fica dentro do Parque Nacional de Nuuksio. Foi nesse parque que fizemos uma trilha pelo gelo e conhecemos as diversas modalidades de atividades que podem ser realizadas nas florestas congeladas, pescamos (ou algo parecido com isso) em um lago congelado e foi onde tentamos esquiar (onde adquirimos respeito máximo pela prática desse esporte). Teve até algo que estava fora da programação: conhecemos o Lago Bodom. Você já ouviu falar sobre uma banda chamada Children of Bodom? Pois esse nome foi inspirado em algo que aconteceu lá. A gente conta tudo!
Ah, eu ia esquecendo que a gente ficou amigo do Papai Noel oficial do mundo e das únicas renas que moram no sul da Finlândia!
Em Estocolmo, nos maravilhamos com a beleza das estações do metrô de lá. Sim, as estações são lindas, de verdade. Conhecemos o Vasa e o Nordiska Museum, dois lugares onde você pode passar bastante tempo explorando, viajando no tempo na cultura sueca. Conhecemos o bairro de Gamla Stan, onde fica o Palácio Real e o Parlamento Sueco. Foi a primeira vez que eu entrei em um palácio de verdade na vida e fiquei maravilhada com todas aquelas memórias que pareciam tão vivas, três séculos após sua construção.
Ficamos hospedados em dois belíssimos hotéis que tornaram nossa viagem ainda mais incrível: o Miss Clara by Nobis e Nobis Hotel. O mais legal é que se você pesquisar hospedagem usando o Detecta Hotel, poderá conseguir até 80% de desconto nas diárias!
Acredito que despedidas são inevitáveis para um travel blogger. Porém, existe algo de mágico no povo nórdico. Em todos os lugares que fomos, em casa recinto que entrávamos, éramos recebidos com um warm welcome (que pode ser traduzido como "um caloroso seja bem-vindo"). E você realmente sente isso, se sente bem recebido, sente que o calor humano se contrapõe com a neve e os lagos congelados.
Por isso eu digo que essa foi uma viagem de primeiras vezes. Foi minha primeira vez em um país onde eu não podia ter frescura com o fato de não ser fluente em inglês. E digo mais: tirando uma palavrinha aqui, uma expressãozinha ali, eu soube me virar muito bem. E aqui, vale o conselho: não tenha medo de se comunicar, mesmo sem ser fluente. As pessoas são muito mais abertas para te ajudar e ensinar do que você pode imaginar.
E foi com esse sentimento que deixamos a Escandinávia, com muitos amigos, muito conhecimento e com a certeza de que queremos voltar em qualquer estação!
O Viagem Criativa viajou à Finlândia e à Suécia a convite da Nordic Bloggers' Experience e com o apoio da Embaixada da Suécia no Brasil, Visit Stockholm, Fuego Digital, Miss Clara by Nobis e Nobis Hotel.
18 Responses