Sabe quando você descobre aquela banda super legal logo depois dela ter tocado na sua cidade, ou quando bate a vontade de ver um filme e percebe que ele já não está mais em cartaz nos cinemas?
Bom, esse sentimento de frustração pode acontecer também durante suas viagens. Aliás, pode não. Muito provavelmente vai acontecer, cedo ou tarde.
Se já aconteceu comigo? Sim, e mais de uma vez.
A mais recente dela aconteceu em Catania, na Itália. Eu tinha conhecido o pessoal do fantástico CityMap Sicilia (aliás, o site novo deles tá bonito demais!) numa manhã de domingo, quando eles nos levaram pra uma caminhada fotográfica pelo centro da cidade.
Depois de visitar alguns sítios arqueológicos, algumas igrejas e praças, nosso grupo estava indo à região portuária de Catania para conhecer um mercado a beira-mar e tirar mais algumas fotos legais.
No meio do caminho, passamos na frente de um palácio e o grupo achou que seria interessante entrarmos. O conceito de "palácio" na Itália é bem interessante: em teoria, qualquer casinha pode ser chamada de palácio, se o dono dela assim quiser. Nada de grandes construções ou castelos medievais. Uma casa normal também pode receber o título de palazzo por lá.
Boa parte deles é chamada assim por algum propósito comercial, como ter virado um hotel ou espaço para eventos, por exemplo.
Enfim, o palácio que nós fomos visitar era o Palazzo Biscari, que pode ser alugado para eventos, casamentos, festas e coisas do tipo. Por fora ele passaria despercebido, mas por dentro era de fato bem bonito.
Quando entramos no prédio, acabamos nos dispersando e cada um foi pra um lado tirar fotos e ver o interior da construção. Por conta disso, eu acabei não ouvindo sobre a história do lugar, que foi contada pelo dono do palazzo a algumas das pessoas do nosso grupo que se mantiveram juntas lá dentro.
Alguns minutos depois fomos embora e voltamos ao roteiro original, que era a região do porto. Aí eu perguntei pro Filippo, um dos coordenadores do CityMap Sicilia, o porquê de termos ido exatamente àquele palácio.
Ele me respondeu: "Ah, porque depois que o Coldplay gravou um vídeo aqui, Catânia ficou muito famosa por isso".
Hmmmm... então ok, havia um motivo pra termos ido até lá e eu só fiquei sabendo depois de ir embora. Mas beleza, eu não sou fã de Coldplay, então tudo bem, pensei na hora.
Mas quando voltei pro hotel resolvi procurar o tal vídeo pra ver se reconheceria algum lugar e tudo mais. Não só reconheci, como me dei conta de que eu havia passado em todos os cenários naquele mesmo dia.
Boa parte do clipe se passa na cratera do Monte Etna que eu visitei e na escada de entrada do Palazzo Biscari, lugar que passei mais tempo enquanto estive lá dentro.
Dá só uma olhada:
Depois de ver isso, fiquei me sentindo meio bobo por ter perdido a oportunidade de produzir um conteúdo muito mais legal e que teria uma relação bem interessante com a cidade em que eu estava e um artista famoso.
Eu estava tão desinteressado na hora da visita, que precisei pedir essas fotos que você vê nesse post para o Filippo, que prontamente me ajudou.
Minha primeira dica pra encerrar esse post é: faça o que eu deixei de fazer! Preste atenção no que os guias te dizem, leia sobre os lugares que vai visitar e não tenha vergonha de ser a pessoa mais curiosa nas suas viagens. Sempre, mas sempre mesmo, vale a pena!
E a segunda dica te faz economizar uma grana e ainda ajudar o Viagem Criativa a continuar produzindo conteúdo!
Sempre que você fizer alguma operação de câmbio, seja comprando/recarregando um cartão pré-pago ou comprando em espécie na Cotação através dos links aqui do Viagem Criativa, além de economizar uma grana, ainda ajuda esse blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso.
Você pode, inclusive, solicitar um contato clicando aqui, e a Cotação fala contigo pra vocês fazerem o melhor negócio!
O Viagem Criativa viajou para Itália a convite do Travel Blogger Destination 2015 e com o apoio da Cotação Câmbio.
0 Responses