Seminários, palestras, congressos...essas são algumas das coisas que eu menos gostei em toda a minha vida.
Pra mim, isso tudo sempre foi sinônimo de chatice. A idedia de ter que ficar sentado por horas assistindo o falatório de alguém que é pretensamente mestre de algum assunto já soa como o evento mais entediante do planeta.
Mesmo não gostando muito desse tipo de evento, devo admitir que sei da sua importância. Como eles acontecem aos montes ao redor do planeta, tenho a consciência de que muito provavelmente o errado nessa história sou eu.
Foi pensando nisso que, há dois meses atrás, quando fui convidado para participar do Social Travel Summit, não pensei nem meia vez antes de aceitar e começar a correr atrás dos preparativos para a viagem.
A iniciativa de criar esse grande encontro veio de duas organizações incríveis: o iAmbassador e o Reiseblogger. Essas duas companhias - completamente independentes - são bastante conhecidas entre os blogueiros ao redor do planeta e têm entre seus principais objetivos tornar o trabalho desse segmento cada vez mais profissional, mostrando aos membros da Indústria de Viagens (órgãos de turismo, destinos, companhias aéreas, operadoras de viagens e tantas outras categorias) o quão vantajoso e lucrativo é trabalhar com essa mídia tão especializada que são os blogs de viagem.
Então, nada mais justo que sair da Internet e promover um dos maiores encontros entre esses dois mundos que tanto têm a trabalhar juntos: os blogs e a Indústria de Viagem. Foram escolhidos 50 blogueiros entre os mais influentes do planeta (imagina como fiquei ao ser um dos convidados?) e mais de 100 empresas se registraram para participar do evento. Assim nasceu o Social Travel Summit, que rolou entre os dias 14 e 16 de abril em Leipzig, cidade que fica a cerca de uma hora e meia ao sul de Berlim.
Veja também: Best everyday shoes!
Aliás, a escolha de Leipzig fez tudo isso se tornar ainda mais especial pra mim. Isso porque sou um grande curioso quando o assunto é o bloco socialista que tomou conta de metade da Europa durante a Guerra Fria, e Leipzig foi um das cidades mais representativas do lado Oriental da Alemanha.
O Summit proporcionou esse encontro da maneira mais descontraída e informal possível. Nada de escritórios, ternos ou hora marcada. O lugar escolhido foi o Penta Hotel, um hotel moderninho com temática disco bem no centro de Leipzig, a apenas 10 minutos da estação central, e que tem logo na entrada sua principal atração: o bar. Não existe recepção nesse hotel. O check in, check out e tudo que você precisa fazer com o staff de lá é feito no bar, o que é sempre um convite pra um drink. E justamente, entre uma palestra e outra, lá era o lugar onde todos se encontravam para a realização de novos negócios.
Se Leipzig está em algum roteiro de viagem que você esteja programando, eu realmente recomendo que você se hospede no Penta Hotel, até porque os preços das diárias são bem abaixo da média europeia. Aliás, a Alemanha costuma ser bem mais barata que os outros países do continente. Mas a melhor maneira de você encontrar hotéis baratos em Leipzig ou hotéis baratos na Alemanha, é usando o Detecta Hotel. A ferramenta de busca e comparação deles é imbatível, e os caras ainda têm um app pra iPhone e Android que facilita ainda mais a vida dos viajantes.
Pessoalmente, posso dizer que para o Viagem Criativa, o Social Travel Summit foi o melhor encontro de que já participei. Todos os profissionais com que tive contato estavam lá com o mesmo objetivo: fazer negócios. E como a maioria das mais de 100 empresas que estavam lá eram alemãs, havia um motivo ainda mais especial pra desenvolver esses negócios. Em 2014, eles vão comemorar os 25 anos da reunificação da Alemanha. Mais especificamente entre outubro e novembro, dezenas de eventos vão tomar conta do país e isso é um prato cheio pros blogs escreverem a respeito.
Agora, sobre as palestras em si... aquelas que eu falei que sempre achei chatíssimas no começo desse post, lembra? Então, é bom saber que é possível mudar de opinião e perceber que alguns conceitos que eu tinha simplesmente podem ser diferentes daquilo que eu pensava.
Durante a programação do Summit eu assisti alguns debates incríveis, como por exemplo, qual a melhor maneira de uma campanha ser bem sucedida, tanto para o destino em questão, quanto para o blogueiro que está escrevendo a respeito (a famosa "win-win situation"). Ou ainda, como se transformar de um simples blogueiro atrás do computador para um grande orador em público? Esse último é um desafio absurdo pra mim, já que tenho dificuldades em falar quando mais de duas pessoas estão me ouvindo! O mais incrível é que isso me pareceu muito fácil na fantástica demonstração do Shane Dallas.
Leia também: Best North Face sweaters!
De tudo que vi, o mais proveitoso foi constatar que ninguém falava como se fosse o dono da verdade, ou dando conselhos como se a vida fosse exata, tal qual uma equação matemática. O tom era sempre o de "olha, as coisas vêm dando certo pra mim graças à isso ou aquilo, mas sinta-se livre para adaptar esses conselhos ao seu próprio mercado". Afinal, o que funciona para o mercado chinês ou canadense, nem sempre pode funcionar para o mercado brasileiro. Essa adaptação é fundamental para o sucesso do blog, comercialmente falando.
Enfim, foram três dias bastante corridos, cheios de atividades e desafios que ainda são uma novidade pra mim, mas que acrescentaram uma grande quantidade de conhecimento pra mim como blogueiro profissional e certamente tudo isso vai se refletir no futuro do Viagem Criativa.
Se você deseja que o mundo te veja como um profissional e que não tenha o blog apenas como um hobby, isso precisa partir inicialmente de você mesmo. Ter bons equipamentos para a captação de fotos, vídeos e áudio, ter uma boa network com a indústria e outros blogueiros, entre várias outras coisas que são fundamentais nesse ramo que, apesar de não ser exatamente uma novidade, ainda tem muito a evoluir.
E que venha o Social Travel Summit 2015!
Foto por Olaf Jäger
PS: nunca se esqueça de incluir lindos gatinhos em suas apresentações! ;)
O Viagem Criativa viajou ao Social Travel Summit a convite do evento, e com apoio do Detecta Hotel.
0 Responses