Com forte influência da cultura francesa, Montreal é a cidade com maior número de pessoas que dominam duas línguas no Canadá — o inglês e o francês. Até por isso, é a segunda maior cidade de língua francesa no mundo, ficando somente atrás da capital francesa Paris.
Montreal é um lugar de multifacetas e é repleta de atrações, que vão do centro histórico a eventos esportivos. A cidade é uma ilha interligada a ilhotas com mais de 4 milhões de habitantes, com muito verde, cultura, entretenimento e amplos espaços para atividades físicas — ao todo, são mais de 650 quilômetros de ciclovias em toda região de Montreal.
Mobilidade urbana em Montreal: um exemplo para o resto do mundo
Uma das principais características de Montreal é a eficiência da mobilidade urbana. Em váriospontos estratégicos, como em lugares próximos às estações de metrô e em pontos de alto alcance turístico, há bicicletários públicos para a população.
Em Montreal, as ciclovias estão diretamente interligadas com todo o sistema de transporte público. Por exemplo, o morador ou turista pode programar uma única rota utilizando bicicleta, metrô e ônibus.
Além disso, são disponibilizados mapas gratuitos para os ciclistas se orientarem no trânsito de Montreal e assim encontrarem as melhores rotas — mas vale ressaltar que em épocas de intenso inverno fica muito difícil a utilização das bikes no trânsito da cidade. Não para por aí. Montreal também é uma cidade que se preocupa muito com a poluição gerada por carros, motos e ônibus no trânsito.
Até 2025, todos os ônibus comprados pela Société de transport de Montréal (STM) serão elétricos e até 2040 toda a frota estará isenta de emissões gases poluentes.
“A ambição é, obviamente, ser completamente livre de emissões, mas com um foco inicial no transporte público e na mobilidade. Incentivamos uma variedade de modos de mobilidade, não apenas o transporte público; táxis, bicicletas e scooters são todos incentivados — qualquer coisa que impeça as pessoas de fazerem uma viagem de carro individual, embor saibamos que será impossível convencer e transformar todos”, diz Renée Amilcar, diretora de serviços de ônibus da STM.
Cena artística urbana atraente e em constante transformação
Os habitantes de Montreal valorizam muito a arte de rua e a cidade se tornou um centro de grafite, murais e arte urbana nos últimos anos.
Todos os anos, o bairro Plateau recebe o Mural Festival, um evento de 11 dias no verão que acontece em meados de julho, onde artistas de várias localidades do mundo são convidados a deixarem suas marcas em paredes em branco — com obras de arte que permanecerão pelo resto do ano. O evento reúne trabalhos de dezenas artistas todos os anos e é o maior festival de arte de rua da América do Norte.
Além do Mural Festival, outro evento que marca a arte de rua na cidade é o Under Pressure — festival anual de grafite com duas décadas de tradição, o mais antigo do gênero na América do Norte.
Montreal é um prato cheio para quem aprecia esportes
A cena esportiva em Montreal enche os olhos dos amantes do esporte. Do hóquei no gelo ao poker, o morador ou turista em Montreal pode se dar ao luxo de escolher grandes eventos para assistir em todos os meses do ano.
Além do hóquei no gelo, representado pelo Montreal Canadians na NHL (National Hockey League), e do futebol com o Montreal Impact como um dos integrantes da MLS (Major League Soccer), o poker disputado em mesas ao vivo é uma das grandes atrações na cidade.
Apesar do poker online contar com inúmeras vantagens e disponibilidades, a modalidade praticada em ambientes físicos ainda é bem popular em Montreal, que conta com muitos competidores recreativos e alguns profissionais que se destacam em torneios mundo afora, como o competidor Guillaume Nolet, um dos melhores jogadores do Canadá.
Entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro, Montreal receberá uma etapa do World Poker Tour, um dos circuitos de maior prestígio junto à comunidade do poker em todo o mundo. No ano passado, o WPT Montreal foi um sucesso e atraiu grandes nomes do poker mundial.
Para a edição de 2019, o Playground Poker Club será a casa do WPT Montreal. De acordo com a organização do torneio, US$ 3 milhões serão distribuídos como premiação no evento principal, uma das maiores premiações da história do torneio em solo canadense.
O MILLIONS North America, organizado e divulgado pela partypoker, é outro evento de cunho mundial disputado no Playground Poker Club. Em maio deste ano, a competição foi realizada e contou com a presença de alguns dos melhores competidores do planeta.
O tênis também tem o seu espaço em Montreal. Ano sim, ano não, a cidade está presente no calendário do torneio da série Masters 1000 com a Rogers Coupe, que conta com os melhores jogadores do circuito.
Em agosto deste ano, o Masters 1000 de Montreal viu Rafael Nadal, atual número 2 do mundo na ranking da ATP (Association of Tennis Professionals) levantar o seu quinto troféu de Rogers Coupe na carreira.
Para os amantes do automobilismo, Montreal recebe anualmente o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula, desde 1978. A prova acontece no circuito Gilles Villeneuve, na Ilha de Notre Dame, e recebe milhares de fãs todos os anos.
Dicas importantes
A cidade coloca à disposição dos turistas diferentes centros de informações turísticas, que como dados úteis tem mapas da cidade e folhetos. O maior centro de informações turísticas é o Centre Infotouriste. O escritório vende ingressos para eventos culturais e divulga informações sobre os mesmos.